1 – A partir de quantos dias o SAAE pode cortar minha conta por falta de pagamento?
O corte é realizado trinta dias após o usuário ser notificado.
2 – Como consigo retirar a segunda via da minha conta?
Com o ID eletrônico localizado na conta de água física você pode retirar a segunda via da conta no site do SAAE ou através do Aplicativo Mais Água. Caso necessário, você também pode solicitar a segunda via ao atendimento da Autarquia.
3 – O que é necessário para solicitar uma ligação de água e esgoto para minha construção?
O primeiro passo é retirar o comprovante de número no Departamento de Engenharia da Prefeitura Municipal. Após isso é preciso comparecer até o atendimento do SAAE para apresentar o comprovante junto com a cópia do documento com foto do proprietário.
4 – Tenho dois imóveis no mesmo terreno e preciso separar a água. Como faço?
O procedimento é o mesmo de uma ligação nova: é necessário retirar o comprovante de número na Prefeitura Municipal e apresentar ao SAAE junto com a cópia do documento da pessoa que constar no comprovante do número.
5 – Para que serve a válvula de retenção? Sua instalação é obrigatória?
A válvula de retenção é responsável por bloquear o retorno do esgoto na residência quando há anormalidade no ramal de esgoto externo. Sua instalação não é obrigatória.
6 – O mesmo imóvel pode ter mais de uma ligação de esgoto?
Sim, basta que o proprietário do imóvel compareça ao SAAE portando documento com foto para realizar a solicitação.
7 – O abastecimento de água da minha residência foi cortado. O que devo fazer para solicitar a religação?
Verifique se as tarifas devidas foram pagas, caso tenha realizado o pagamento, basta trazer o comprovante até o SAAE e fazer o pedido de religação.
8 – Fui multado, o que devo fazer?
Após a multa, o usuário tem um prazo de 10 dias para entrar com recurso. Para mais informações, compareça até o SAAE.
9 – Aluguei um imóvel. Como faço para colocar a fatura de água em meu nome?
É necessário que o proprietário e locatário compareçam até o SAAE portando o contrato de locação. Findada a locação, é importante comparecer novamente ao SAAE para retirar o nome do cadastro de usuários.
10 – Comprei um imóvel. Como faço para colocar a fatura de água em meu nome?
No caso de compra de imóvel, é necessário que o solicitante traga a escritura pública da residência devidamente registrada. Caso haja somente o contrato de compra e venda, é possível alterar o nome de usuário mediante a sua apresentação.
11 – Preciso mudar meu padrão de lugar. Como faço?
O proprietário da residência deve comparecer até o SAAE portando documento com foto. Realizado o requerimento, o solicitante deverá proceder com a compra da caixa de proteção para hidrômetro.
12 – Quais os prazos para execução dos serviços requeridos ao SAAE?
O SAAE segue o regulamento disposto pelo Decreto 2615/2014. Todos os prazos estão presentes no anexo II. Acesse: http://leismunicipa.is/qonux
13 – É possível parcelar uma dívida com o SAAE?
Para isso é necessário que o proprietário do imóvel compareça até o SAAE.
14 – O valor da minha conta aumentou muito. O que pode ter acontecido?
É recomendado que seja realizada uma verificação interna para avaliar possíveis vazamentos. Caso não seja encontrado, o usuário deverá comparecer ao SAAE para abertura de fiscalização que irá averiguar o hidrômetro e suas adjacências.
15 – Como é calculada a tarifa de esgoto?
A tarifa de esgoto é calculada a partir do consumo de água, conforme artigo 65 do Decreto 2615/2014. Acesse: http://leismunicipa.is/qonux
20 – Como faço para solicitar um serviço ou fazer uma reclamação?
Para solicitar um serviço você deve entrar em contato com o SAAE através dos telefones 3851-1524, 3851-0550 ou pelo Plantão 24h 9 8462-0370. Para reclamações acesse o site da ouvidoria: https://eouve.com.br/