Esgoto não é lata de lixo

10/02/2023

Ligações irregulares e lixo são as principais causas do extravasamento de esgoto na cidade

Esgoto não é lata de lixo
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Boa Esperança (SAAE) alerta com regularidade a população sobre os cuidados necessários para inibir a ocorrência de extravasamento de esgoto no município. A temporada de chuvas, que se intensificou com a chegada do verão, é propícia para que os entupimentos ocorram. Mas por que isso acontece?
Na maioria das vezes, os extravasamentos ocorrem devido a ligações irregulares, especialmente quando a rede de água pluvial está ligada à rede de esgoto e, em dias de chuva, há um aumento de, aproximadamente, 70% nos casos de entupimentos. “As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para receber exclusivamente efluentes, sendo que toda água de chuva deve ser destinada às guias e bocas de lobo (bueiro), que são projetadas para esse volume que, aliás, é muito maior que o de esgoto”, explica o Chefe da seção de redes e ramais de água e esgoto, Antônio José Silva, o Tuti.
Os entupimentos acontecem, porque quando a rede pluvial é ligada à rede de esgoto, junto com a água de chuva coletam também muita sujeira que estão nos quintais. Dessa forma, a rede de esgoto recebe uma grande quantidade de terra, pedras e sujeira. Como a rede de esgoto não é projetada para receber esse volume de materiais, ocorrem os entupimentos e até o retorno de esgoto dentro das residências. “Infelizmente, é um absurdo a quantidade de lixo removida das tubulações principalmente nessa época”.
“Quando vamos fazer o desentupimento encontramos de tudo: calcinha, meias, absorvente, preservativos, pano de chão, fio dental. O fio dental é um dos piores pois não arrebenta e ainda se enrola nos outros detritos, formando um grande volume dentro do cano”, finaliza.

Fique atento:
– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática, além de ilegal, causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e extravasamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel. O regulamento do SAAE prevê multa à residência identificada com tais práticas.
– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para os rios;
– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo pluvial de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta;
- Esgoto não é lata de lixo. Absorvente, papel higiênico, peças íntimas, preservativos, fio dental, dentre outras coisas devem ser descartadas em seu destino correto.
- A pia também tem sido um grande problema. Devemos sempre evitar jogar os restos de comida, óleo e pó de café no ralo da pia da cozinha. Ao jogar a borra de café no ralo, parte dela se mistura na gordura presente nas paredes do encanamento e, com o tempo, formam uma camada capaz de impedir a passagem do esgoto.
Lembre-se: como em sua casa, em nossa sociedade cada coisa tem o seu lugar!
(Ascom SAAE)


Segunda Via

LICITAÇÕES

TV SAAE

Instagram TV SAAE - Youtube

SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

Boa Esperança - MG

Rua Galena, 239 - Jardim Alvorada
Boa Esperança - MG
(35) 3851 0550
ascom@saae.boaesperanca.mg.gov.br
ouvidoria@saae.boaesperanca.mg.gov.br