O tratamento dos esgotos sanitários da cidade de Boa Esperança deve cumprir os objetivos principais de remoção de sólidos em suspensão e estabilização da matéria orgânica (DBO5) através de um tratamento em nível secundário e possibilitar uma melhora considerável nas condições atuais do corpo receptor e demais coleções d`água imediatamente à jusante.

 

. Os esgotos são coletados e tratados através do processo de digestão anaeróbia de fluxo ascendente seguidos de filtro biológico de alta taxa (sem recirculação) e decantadores secundários.

image1

 . O sistema preliminar é composto de gradeamento e de caixa de remoção de areia, com limpeza manual, seguido da calha Parshall. No tratamento preliminar o principal objetivo é a remoção de sólidos grosseiros e areia, sendo utilizados para tal remoção mecanismos de ordem física. Esse tratamento ajuda na proteção de dispositivos de transporte de esgoto como as bombas e tubulações e na proteção de unidades subsequentes e dos corpos receptores.

image2

image3

 . Após o tratamento preliminar, o esgoto segue para o tratamento biológico por meio de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB), composto de duas células operando em paralelo. Destes, o efluente segue para os filtros biológicos percoladores e posteriormente para os decantadores secundários. O tratamento biológico tem como objetivo a estabilização da matéria orgânica.

image4

image5

image6

 . A  fração  sólida  (lodo)  proveniente  do   UASB e o  lodo dos  decantadores secundários  serão  encaminhados  até  a central  de desidratação.

 

O lodo desidratado, o material gradeado e a areia proveniente do tratamento preliminar serão coletados, transportados e dispostos em local adequado por empresa especializada neste serviço, contratada pelo SAAE.

image7

 . Complementa   ainda   o   processo  de  tratamento,  o   sistema   de  coleta e queima do  biogás gerado nos reatores.

image8

  . A ETE conta com um laboratório bem equipado para realização de analises físico-químicas, biológicas e microbiológicas, afim de monitorar o processo de tratamento de esgoto e  verificar a sua eficiência.

image9

Eficiência do Tratamento

image10