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ENTENDA SUA CONTA

 1 – Identificação para uso exclusivo do SAAE. (Usuário, Rua, Bairro, nº do imóvel)

Código de Ligação – número de identificação que agiliza o acesso do SAAE – via computador – às informações sobre o consumidor, como o nome, endereço completo, categoria da ligação, últimos consumos e possíveis débitos. Deve ser informado pelo consumidor à instituição bancária no caso de optar por débito automático de sua conta.

Rota – número relacionado à região da cidade em que o imóvel está situado, facilitando a localização pelo leiturista.

  1. Eletrônico – Identificação do usuário para retirada de 2ª via de conta de água pela Internet.

 

2 – Mês/Ano – mês e ano a que se refere o consumo apontado.

 

3 – Categoria – O SAAE de Boa Esperança possui quatro categorias básicas de ligações: 1 –  Residencial; 1.1 – Residencial Social;  2 –  Comercial;  3 – Industrial e 4 –  Pública. Quantidade – número de residências atendidas pela ligação de água. No caso de condomínios, vai constar o número total de casas ou apartamentos que ratearão a conta.

 

4 –  Descrição – valores em Reais relativos às tarifas de água e de esgoto e ou outras eventuais cobranças. Atualmente, o valor da tarifa de esgoto corresponde a 60% da tarifa de água.

 

5 – Data da Leitura – Informa a data que as leituras foram realizadas.  A data da leitura anterior e a atual.

 

6 – Vencimento – data limite em que o pagamento da conta deve ser efetuado. Após essa data, a multa diária é de 0,033 até 30 dias. Após 30 dias 5% sobre o débito corrigido. Lei 3.046/2005.

 

7 – Valor a pagar – valor em Reais correspondente à soma dos lançamentos.

 

8 a)  Leitura Anterior – Leitura do mês passado.

8 b)  Leitura Atual – Leitura do mês atual.

 

9 a)  Consumo  Real – número relativo ao consumo medido.

9 b) Consumo Faturado – número relativo ao consumo faturado, isto é, o que foi efetivamente cobrado.

 

10 – Média – média aritmética do consumo aferido nos últimos seis meses. É utilizado pelo SAAE para determinar o consumo quando por algum motivo a leitura não pôde ser realizada.

 

11 a)  Hidrômetro – número de identificação do hidrômetro.

11 b) Vazão Característica –  vazão do hidrômetro por hora.

11 c) Diâmetro – diâmetro de saída e de entrada de água.

11 d) Data de Instalação – data da instalação do hidrômetro.

 

12 – Ocorrência – código correspondente ao motivo pelo qual a leitura do hidrômetro não pôde ser realizada ou relacionado à irregularidade constatada no medidor. A definição dos códigos de ocorrências encontra-se no verso da conta.

 

13 – Dados dos últimos três meses – para que o consumidor controle seu consumo, evitando possíveis desperdícios ou detectando vazamentos.

 

14 – Mensagem – espaço reservado para mensagens.

 

15 – Relatório Mensal – Informações sobre os parâmetros básicos de qualidade da água distribuída pelo SAAE de acordo com o Art. 5º do Decreto nº 5.440 de 04/05/2005.