O QUE NÃO SE DEVE JOGAR NA REDE DE ESGOTO

Sempre publicamos aqui em nossas redes sociais orientações do que pode ir para a rede de esgoto e o que não pode.
Não é exagero quando falamos que encontramos de tudo na rede de esgoto como, por exemplo, absorventes, preservativos, cabelo, e até mesmo roupas e garrafas pet.
Ontem à tarde, a equipe do SAAE realizou um desentupimento em uma rede de esgoto na Rua Euclídes Lamaita, no bairro Sinara. A equipe encontrou uma garrafa pet na rede de esgoto. Isso mesmo. Uma garrafa pet.
Materiais sólidos não podem ser jogados na rede de esgoto.
 
Vamos fazer a nossa parte. Aqui estão algumas dicas de como usar corretamente a rede de esgoto.
 
– Os materiais sólidos entopem a rede, jogando o esgoto na superfície e trazendo riscos de doenças. Por isso, nunca jogue nada sólido no esgoto!
 
– Os poços de visita são largos, porém destinam-se à manutenção da rede de esgotos. A rede, por sua vez, possui diâmetro menor e não é dimensionada para receber nada além dos esgotos. Portanto, nem a rede e nem os poços de visita podem receber lixo.
 
– Para resolver problemas de entupimentos no esgoto, use o desentupidor de borracha. Evite utilizar produtos químicos; eles são corrosivos e podem danificar a rede de esgotos.
 
– Viu como é fácil usar corretamente a rede de esgotos. Não jogue lixo sólido no esgoto, para isso existem as latas de lixo. Lembre-se: no esgoto, só líquidos!
 
– Evite excesso de produtos de limpeza e use um bom detergente: para ajudar no funcionamento da rede de esgotos, os detergentes biodegradáveis são ideais.
 
– Água de chuva não é esgoto: a tubulação da rede de esgotos não comporta a água de chuva que vem dos pátios, telhados e áreas livres. Por isso, é proibido por lei canalizar a água de chuva no esgoto, isso provoca vazamentos, danificando a rede e causando transtornos aos usuários do sistema.
 
– Mantenha limpa a caixa de gordura: ela é indispensável em sua casa. É ela que retém óleos, gorduras e restos de comida, protegendo a rede de esgotos. Com o tempo, a gordura cria crostas que entopem a saída para a rede. Faça a limpeza periódica da sua caixa de gordura.
 
– As baterias contêm mercúrio, um poluente altamente venenoso. Não as jogue em terrenos baldios, rios ou lagos. Muito menos no esgoto.
 
– Troca de óleo, só nos postos: um litro de óleo tem capacidade de poluir um milhão de litros de água. Por isso, os postos de gasolina são obrigados por lei a manter caixas que separam o óleo do esgoto. Não faça troca de óleo em casa. Proteja a rede de esgotos.
 
– Produtos como querosene, gasolina, thinner, podem explodir na rede de esgotos, representando perigo. Além disso, eles são altamente tóxicos e contaminam os cursos d’água.
 
– A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos nós. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!
 
#DicaSAAE #CidadãoConsciente #FaçaaSuaParte
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *