É VERÃO, ECONOMIZE ÁGUA!

Com as altas temperaturas, o consumo de água aumenta consideravelmente. O SAAE está operando em sua capacidade máxima e alguns bairros de nossa cidade já sentem os efeitos da falta de água. Vamos colaborar, evitando o desperdício e praticando o uso racional de água.

O consumo racional de água é um conceito que vem sendo implantado no mundo todo. É necessário que cada habitante adote medidas que diminuam o consumo, contribuindo assim para o meio ambiente e diminuindo a chance de desabastecimento.

Mudanças de hábito são fundamentais para que a água seja consumida de forma mais adequada. A caixa d’água, por exemplo, é um grande aliado do consumidor. Ela é indispensável em uma residência, para evitar o desabastecimento quando há baixa pressão na rede, falta de energia elétrica, vazamentos, reparos em redes de água, consertos emergenciais ou algum problema operacional.

Quando o consumo aumenta muito, os moradores sem caixa d’água são os que mais sofrem. Com a reserva e com uso consciente, a probabilidade de ficar desabastecido diminui.

Investimentos estão sendo feitos e logo poderemos colher os frutos da melhoria no abastecimento de água em nossa cidade, com a nova ETA em operação problemas de desabastecimento irão diminuir, principalmente nos bairros da parte alta da cidade.

Durante o verão, principalmente, quando o consumo aumenta por conta das altas temperaturas e do aumento da população flutuante, algumas práticas podem ser adotadas, como as que sugerimos a seguir:

– Tome banhos curtos e feche o registro ao ensaboar e quando for utilizar o xampu. Banho por 15 minutos, por exemplo, consome 135 litros de água. Com o registro fechado no ensaboamento e com duração de 5 minutos o consumo cai para 45 litros.

– Não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local. Se a lavagem dura 15 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 280 litros.

– Não lave o carro com a mangueira; use um balde. Se a lavagem dura 30 minutos e a mangueira fica aberta, o gasto pode chegar a 560 litros. Com o balde, cai para 40 litros.

– Antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar. O consumo pode cair de 240 litros para 20 litros.

– Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça.

– Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.

– Muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

– Molhe as plantas à noite e prefira um regador à mangueira, que pode gastar até 190 litros em 10 minutos.

– Reutilize a água das piscinas, use para lavar o quintal, por exemplo.

– Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando.

SE VOCÊ PERCEBER ALGUM VAZAMENTO NAS RUAS DE SUA VIZINHANÇA AVISE O SAAE, POIS ELES DIMINUEM A PRESSÃO NAS REDES DE ÁGUA.

TELEFONES 3851.0550 OU 98462.0370 (PLANTÃO)

REDUZIR O CONSUMO EXCESSIVO E EVITAR O DESPERDÍCIO SÃO ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA NÃO FALTAR ÁGUA NO VERÃO! COLABORE!