Há alguns anos o SAAE de Boa Esperança não faz investimentos em suas estações, bombas, redes, equipamentos, máquinas, entre outros. A Autarquia vem sobrevivendo de manutenções no decorrer dos anos e necessita urgentemente investir para melhorar, ainda mais, sua qualidade de serviços à população. Dentre os investimentos previstos para o exercício de 2017, o SAAE deu início à construção de base em alvenaria para sustentação da nova ETA do Jardim Aeroporto, a construção de uma elevatória de água tratada, a aquisição de novos conjuntos de moto bombas, novos quadros de comando e inversor de frequência, a aquisição de mobiliários para os laboratórios das ETA´s, a realização de concurso público para a ampliação do quadro de pessoal e a reforma da ETA do Jardim Alvorada.

Tais investimentos são necessários para que o SAAE solucione, principalmente, o problema da falta de água nos bairros da parte alta da cidade e consiga cobrir despesas básicas como: pessoal, produtos químicos, energia elétrica e serviços terceirizados.

Para amortizar os investimentos necessários, o SAAE buscou financiamento no valor de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) junto ao BDMG e solicitou à Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Sul de Minas Gerais–ARISSMIG, que regula o setor de saneamento no município de Boa Esperança – MG, a autorização para realinhar a tarifa da conta de água e esgoto a partir de 01de abril de 2017, no índice de 31,86%. A finalidade do realinhamento significa a recomposição da tarifa, avaliando os gastos necessários para a prestação dos serviços de saneamento, os padrões de eficiência, os investimentos necessários para expansão do atendimento e a definição dos níveis de receita que garantam o equilíbrio econômico-financeiro da autarquia.

Considerando os estudos realizados, o Decreto Municipal nº 2979, de 14/02/2017, publicado no Jornal A Vanguarda em 19/02/2017, autorizou a aplicação do índice sobre as tarifas de água e esgoto prestadas pelo SAAE, a partir de 01/04/2017. A partir do mês de maio, as contas serão emitidas com os novos valores, necessários para cobrir as necessidades da autarquia e garantir que não faltem recursos para fazer os investimentos previstos.

O relatório que autoriza o realinhamento da tarifa de água e esgoto, emitido pela ARISSMIG, está disponível para consulta na sede do SAAE, localizada na Rua Galena, 239, Jardim Alvorada, em Boa Esperança.

DIRETORIA DO SAAE